
Evindência em expansão no Brasil, os sistemas de compartilhamento de bikes estão se tornando cada vez mais comuns pelas ruas da cidade. Com eles, você utiliza uma bike por tempo e valor variáveis de um jeito simples e prático. Por estas facilidades, estes apps estão se proliferando no país e os que estão em alta são o Bike Sampa (do Itaú), CicloSampa (do Bradesco) e o Yellow Bike (do 99Táxis).
Bike Sampa: Presente nas cidades de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Salvador, o Bike Itaú é um serviço em constante aprimoramento. Em São Paulo, o plano é atingir em breve 260 pontos de retirada com 2.600 bikes disponíveis. Pelo app você assina o seu plano de uso, entre vários disponíveis, pois não é mais possível desfrutar com custo zero, que fez a fama do app. Agora você precisa escolher um, nem que seja o mais básico, que já garante viagens ilimitadas de até uma hora, com intervalos de 15 minutos entre elas. As bikes são potentes, ergonômicas, leves e robustas, com marchas para três velocidades.
Ciclo Sampa: A Bradesco Seguros é a patrocinadora do CicloSampa. Hoje são 17 estações que interligam os pontos cicloviários já existentes e você pode pedalar gratuitamente por 30 minutos. Depois disso, você deve aguardar 7 minutos para poder retirar novamente outra bicicleta. Se ultrapassar os 30 minutos, será cobrada uma taxa de R$ 6,00 a cada período de 30 minutos excedidos. Funciona todos os dias das 6h às 22h e as bikes têm três marchas, seus pneus não furam, têm faróis de LED e cesta para pequenos volumes.
Yellow Bike: No Yellow Bike, as bikes não ficam presas a estações, mas sim nas calçadas, em um sistema conhecido como “dockless” e para usar, você precisa desbloquear um cadeado por meio do app. É também por este aplicativo que você encontra a mais próxima para você pegar e usar. As amarelinhas estão disponíveis nas principais cidades do Brasil como São Paulo, BH, Brasília, Curitiba, Floripa, Recife, RJ entre outras, mas a intenção é de expandir muito mais suas operações e chegar em cidades de outros países como Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Montevidéu e Santiago.
Elas não possuem marcha, mas em compensação o aluguel do serviço é bem atrativo, com a cobrança de R$ 1,00 a cada 15 minutos de uso, podendo acrescentar recargas no próprio aplicativo.
Seja para trabalhar, treinar ou curtir a cidade, é certo que o aluguel de bikes veio para ficar e você pode escolher qual mais se encaixa na sua necessidade, naquele exato momento.
E para não perder o foco vamos para mais um treino da semana:
Terça-feira Treino: 3km em (60-64%) + 4x(9km em fc 75-81% (esforço que consegue ficar até 3hrs) e giro=cadência em 80rpm + 2km rítmo mais forte, com giro a 70rpm + 1km leve), contínuo + 3km 60-64% + alongar - total 54km
Quinta-feira Treino: 3km em 60-64% + 45' em fc 65-74%, subida de 6% de inclinação câmbio leve, sentado no selim, com até 2km de distância (sobe e desce continuamente, sempre ("atacando os últimos 30m da subida") + 3km em leve e plano + 45' com fc 75-80%, subida com inclinações variáveis de 6 a 11% e até 1km de distância (sobe e desce continuamente, sempre ("atacando os últimos 30m da subida") + 4km plano em 60-64% + alongar
Sábado Treino: 90km câmbio livre e percurso com subidas de até 18% de inclinação, mas na média algo em torno de 8%.
Este treino deve ser executado em circuito longo ou estrada, ou seja, o máximo contínuo possível. Lembre-se da alimentação e hidratação.