Dieta de Gladiadores e os desafios na Nutrição dos Ciclistas

Atualizado: Mar 5


Para se manter um bom desempenho nas competições de ciclismo, é importante que os apaixonados pela bike estejam atentos a um fator crucial: nutrição! Na última semana um documentário foi adicionado ao catálogo da Netflix: “Dieta de Gladiadores”. Em português o título, faz referência às recentes descobertas a respeito da alimentação usada pelos gladiadores na Roma Antiga.


Com a presença de grandes nomes como Arnold Schwarzenegger, Lewis Hamilton e James Wilks, o filme mostra os benefícios de uma alimentação “baseada em plantas” e conecta argumentos provando que, a ideia de que é preciso consumir animais para ganhar músculos, é apenas marketing da indústria pecuária.


Estudos apresentados, mostram que os Gladiadores tinham dieta baseada em feijão e cevada, além de outras plantas e proteína animal. Este mesmo artigo traz comprovação de que estes homens romanos eram gordos e isso era uma vantagem em sua luta.


Em boa parte do enredo, “The Game Changers” acompanha atletas veganos e exibe seus resultados através de formas práticas e comparando o consumo desenfreado de carne versus a alimentação vegetal.


No documentário, escolheram não utilizar muito o termo “veganismo”, que além de hábitos alimentares, é também um estilo de vida e até ideologia, para alguns. Mesmo assim, correntes a favor e contra já vêm se posicionado.


Independente de qualquer linha ideológica, qual seria uma boa nutrição para ciclistas? Em conversa com alguns profissionais da nutrição, a conclusão é quase unânime: O ideal é uma junção de alimentos que contemplem:


CARBOIDRATOS

arroz, batata, massa, cereais, milho, pão, mel;


ANTIOXIDANTES

Frutas cítricas, pimentão, cenoura e espinafre;


PROTEÍNAS feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, leite, queijo, ovos e carne;


HIDRATAÇÃO

Água e outras fontes naturais: alface, morango, acerola, melancia e maçã.


Uma alimentação balanceada vai te auxiliar a ter desempenho de sucesso em competições de ciclismo na estrada.


Vou confessar que estou testando esta dieta na última semana. Até queria opinar mais sobre o assunto, mas minha especialidade é fazer eventos esportivos.

145 visualizações

SIGA A YELLOW

KOM

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

TUBARÃO

  • Instagram
  • Facebook