Pedalar exige segurança, sempre! E proteger a sua cabeça é essencial. Enumeramos alguns fatores para você avaliar e acertar na sua escolha

1- MATERIAL
O material predominante da maioria dos capacetes de ciclismo é o isopor e cada fabricante usa uma determinada composição desse produto, oferecendo diversos níveis de resistência. Na parte externa normalmente este tipo de capacete é revestido em plástico ou fibra de carbono e a função deste revestimento é absorver o primeiro impacto, diminuindo a força que o isopor vai suportar.
2- VENTILAÇÃO
Capacetes de ciclismo devem ser ventilados para que você não pedale — literalmente — de cabeça quente! As aberturas em cima e nas laterais devem oferecer uma boa passagem de ar para o conforto do atleta, evitando uma transpiração excessiva.
3- DESIGN
O design não deve ser o melhor só na aparência, mas principalmente na forma como ele se encaixa em sua cabeça, pois ele deve proteger toda a área do crânio, então, opte por um modelo que proteja desde a sua testa até próximo da nuca.
4- SISTEMA DE AJUSTE
Esta parte do capacete é muito importante, afinal é ele quem vai travá-lo em sua cabeça. Um bom capacete conta sempre com ajustes nas parte traseira, nas laterais e na frente. A trava traseira sustenta o capacete em sua cabeça, as laterais, em tiras de nylon, são para os ajustes nas orelhas. E a trava ajustada embaixo do queixo é para garantir que o capacete permaneça em posição, em caso de acidente. Os melhores modelos vêm com espumas removíveis na parte interna. Elas dão conforto e ajustam a sua cabeça no capacete sem a necessidade de utilizar os outros ajustes no limite.
5- TAMANHO
Os tamanhos do capacete seguem o padrão de pequeno, médio e grande. O ideal é que ao colocar o capacete, ele se encaixe sem folgas, mesmo sem fazer os ajustes.
6-PESO
Capacetes leves são sempre melhores porque poupam o desgaste físico. Principalmente para pedais de longa distância, a sua leveza colabora muito no desempenho do atleta. As melhores marcas possuem tecnologia para fabricar capacetes com baixo peso e alta proteção e esses critérios caminham juntos neste item.
TIPOS DE CAPACETES DE CICLISMO:
URBANO
Esse modelo é bastante usado para uso urbano, lazer, BMX e street. O seu formato privilegia um bom design, mas não tem muitos pontos de entrada de ar. A maioria dos conhecidos ‘capacetes coquinho’ só tem o ajuste de queixo.
MOUNTAIN BIKE (MTB)
Conta com mais entradas de ar mesmo em modelos simples, e geralmente tem os três ajustes. Seu uso é voltado ao MTB e suas vertentes, como o trail e o all mountain. Conta com uma viseira também, para proteger do sol e galhos no percurso, e que pode ser removida. Alguns modelos desse tipo também têm uma telinha de proteção interna, com a função de impedir que insetos e outros objetos, como pedrinhas, entrem no capacete.
ESTRADA
São parecidos com os capacetes de MTB, porém mais leves, com design para cortar vento e a maioria deles não possui viseira.
DOWNHILL (DH)
Esses modelos são mais pesados e protegem toda a face, já que o downhill, enduro e outras modalidades extremas são mais propensas a acidentes. O DH, por exemplo, envolve descidas em meio a pedras, árvores e escadarias, por isso a construção do capacete exige proteção reforçada.
Semana: 12 de Agosto a 18 de Agosto
Terça: 20min aquecimento + 4x ( 4min Z4-Z5 + 3min Z3 + 1min Z2) + 15min soltar e relaxar (percurso com poucas subidas)
Quinta: 10min aquecimento + 50 min em subida de aproximadamente 2-3km, sendo: Alterne entre uma subida em Z3 outra Z4, recupere na descida - use sempre volantão para subir)
Sábado:
Longo: 90km no seu ritmo de prova - faça inteiro ritmado e evite paradas
Curto: 55km no seu ritmo de prova - faça inteiro ritmado e evite paradas (procure percursos com altimetrias elevada, sugestão: 1000m a 1.500m)
Bons treinos :)