Bike Fit ajusta a bike ao seu corpo, definindo a melhor posição para pedalar

Bike Fit é a adequação da bicicleta com a troca ou ajuste dos seus componentes, para que o ciclista consiga a melhor posição possível para pedalar. Deve ser realizado por um profissional capacitado e é indispensável para o conforto, segurança e eficiência durante os treinos, provas ou quando utilizada como meio de transporte ou recreação, produzindo velocidade com economia de energia, evitando lesões e tornando o pedal mais agradável. A técnica utilizada para a realização do Bike Fit é individualizada, levando-se em conta as medidas corpóreas do ciclista, a sua flexibilidade e o desempenho esperado, pois um atleta de elite pode preferir ter o seu conforto um pouco prejudicado para conseguir uma posição mais aerodinâmica, que produza maior potência, aumentando a velocidade. Mas também não deve desprezar totalmente o conforto, pois a posição desagradável pode deixá-lo com dores, comprometendo o rendimento.

Os métodos e materiais se parecem com os utilizados na engenharia e as medidas mais importantes para a avaliação são a altura do selim, a distância entre o selim e o guidão e a distância entre o selim a caixa de centro. Já existem aplicativos com simuladores e análise biomecânica com gráfico instantâneo de cada parte do ciclo da pedalada, porém nada substitui a precisão de um Bike Fit presencial, com um profissional qualificado que certamente fará toda a diferença!

Mas você pode realizar a sua avaliação gratuita com uma calculadora através do link: http://bit.ly/2HdbwH8 que vai te ajudar a entender o processo, com bons resultados práticos. Este aplicativo consiste em analisar características como sexo, tipo de bike… e como não é brasileiro, está disponível em inglês, sendo possível escolher o tipo de medida adequada para o nosso país: centímetro. Você deverá ter em mãos uma fita métrica e uma pessoa para te ajudar. Mãos à obra!

Prontos para o treino da semana?

Terça-feira Treino: 10'min aquecimento + 45'min em ritmo moderado (comece mais fraco e suba a intensidade a cada 15min) + 10'min fraco.

Quinta-feira Treino: 10'min aquecimento + 35km (PERCURSO VARIADO, 50% PLANO + 50% SUBIDAS) + 10'min fraco.

Sábado Treino: 50km câmbio livre e percurso com subidas de até 18% de inclinação, mas na média algo em torno de 8%.

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