5 dicas para encarar a chuva

Na última publicação de 2018, o Gorila vai passar algumas dicas de como pedalar na chuva, já que dias chuvosos são comuns nesta época do ano. Sair na chuva poucos se arriscam, mas as vezes torna-se inevitável e só nos resta voltar para casa encharcado. Se liga nestas super dicas para diminuir ao máximo o tamanho do perrengue.

1- Prepare sua roupa

Mantenha-se aquecido! Uma jaqueta a prova d’água ou uma capa de chuva com capuz é essencial para pedalar nestas condições. Existem capas específicas para o biker, de tecido leve e aberturas estratégicas, que permitem que o calor do corpo escape e a transpiração evapore. Cubra seus calçados com algo impermeável para evitar que eles encharquem e use luvas à prova de água e vento.

2- Prepare seus equipamentos

Alguns equipamentos podem te ajudar, um exemplo são os paralamas, que protegem da água suja que sobe do chão. Porém, bicicletas nacionais raramente têm suporte adequado para a instalação, então você precisa de modelos que prendam embaixo do garfo e no canote. Quem tem bagageiro deve colocar um outro paralama nessa parte também, pois deste modo, a sua barragem fica preservada e não suja tanto.

3- Lubrificante de corrente

Use um lubrificante casca grossa e coloque em grande quantidade. Não se esqueça que o lubrificante só penetra completamente nos links se eles estiverem secos.

4- Iluminação

A visibilidade dos motoristas cai muito durante chuvas fortes e também por causa do brilho dos faróis dos carros. Você vai enxergar muito melhor que eles e vai precisar estar bem sinalizado. É crucial LEDs brilhantes no guidão e no canote de selim. Este recurso não é caro e fundamental para a sua segurança.

5- De olho na pista

Na chuva a pista fica muito escorregadia, então todo cuidado é pouco!. Atenção redobrada nas descidas, não deixe a sua bike pegar muita velocidade para não precisar frear bruscamente. Fazer curvas na chuva também pode ser perigoso e a dica é colocar o seu peso o máximo possível para o lado de fora de curva. Use seu corpo para manter a magrela o mais vertical possível durante a curva. Se você a deitar na curva, a chance dela perder a aderência é maior. Não se arrisque pedalando em áreas alagadas, você pode se machucar e contrair doenças.

Já se sentem prontos para um pedal na chuva?! E para começar o ano com o pedal direito, bora treinar :)

Treino da semana:

Terça: Aproveite o primeiro dia do ano para um pedal regenerativo, 60min

Quinta: 20min aquecimento + 3x 10km (sendo progressivo a cada 3km) + 5min descansar e alongar.

Sábado: 90minutos em percurso variado com subidas de até 11% de inclinação

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