10 Dicas para andar no prumo, ou melhor, no pelotão!

O Ciclismo é um esporte individual, mas a interação com o grupo representa um dos princípios deste esporte. Aqui estão algumas regras de convivência para que as pedaladas em meio ao pelotão possam proporcionar momentos agradáveis e vantagens competitivas.



Esteja sempre atento No pelotão é preciso manter a atenção o tempo todo, evitando movimentos bruscos, pois em um momento de distração você pode provocar um acidente

Avise se perceber obstáculos à frente

Quem está na frente deve avisar os ciclistas que estão atrás se perceber algum obstáculo no caminho, sinalizando com as mãos e apontando o local de risco

Não entrelaçar rodas Evite ficar com sua roda sobreposta à roda do ciclista da frente, pois ele pode não perceber e se ocorrer um movimento brusco, pode perder o equilíbrio e provocar um acidente, envolvendo inclusive outros colegas

É proibido andar no clip enquanto se está no vácuo Quando se está no clip, o controle da bicicleta fica diminuído, pois você fica mais longe dos freios, demorando mais tempo para frear. E se você estiver muito próximo de outro ciclista, esta demora pode causar acidentes

Cuidado ao levantar

Quando se começa a pedalar em pé, geralmente a bicicleta recua um pouco e se alguém estiver em sua roda pode acabar caindo. Se for levantar, evite o recuo

Aperfeiçoe o efeito do vácuo Conserve a energia ficando de 15 a 30 cm atrás da roda traseira do ciclista à sua frente. Nos pedais em que se alterna quem puxa o grupo, não tem problema pular a sua vez, se você estiver cansado. Vá para o fim da fila e espere lá até se recuperar Antecipe as aceleradas Durante um treino em pelotão é comum que a galera pedale mais rápido em determinados pontos do trajeto: por exemplo, quando todo mundo força o ritmo em uma subidinha curta. Se puder, passe para frente antes destas aceleradas, para não precisar se cansar tanto para alcançá-los depois Mantenha a suavidade para pedalar no pelotão Não deixe a sua bike em uma marcha que torna a pedalada travada. Mantenha uma pedalada constante em uma marcha confortável (cerca de 70 ou 80 rpm), permitindo que seus músculos fiquem mais relaxados e prontos para reagir em aceleradas. Troque de marcha suavemente para compensar mudanças de terreno Ataque Muitos ciclistas em alguns momentos disparam na frente, em pelotões mais empolgados. Fique de ouvidos atentos para o som da troca de marcha – um sinal de que alguém está pronto para acelerar – e vá com eles, se puder: é mais fácil dar duro em uma distância curta, que alcançar os outros depois de ficar para trás Alimentado e Hidratado Em trajetos de mais de uma hora, se alimente a cada 30 minutos e beba pelo menos uma garrafinha de água por hora. Caso contrário você corre o risco de ficar com a taxa de glicemia baixa e desidratado, podendo perder o pelotão

Prontos para o treino da semana?

Terça-feira Treino: 10 min de aquecimento + pedale 40 min em percurso com altimetria variada, procure por subidas mais longas e varie a intensidade em um ritmo forte, utilizando as descidas para recuperação + 10km em ritmo forte + Soltar e alongar

Quinta-feira Treino: 10 min aquecimento + 3 x ( 4km em z2 + 4km em z3 + 2km em z4) + soltar e alongar

Sábado Treino: Ritmo moderado, procure percursos com altimetria variada e pedale entre 40 a 50km

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